É Halloween no Milk! Doces ou travessuras?...


RESENHA 
Demonologista de Andrew Pyper
Editora DarkSide Books


A história começa nos apresentando David Ullman, um professor de inglês na Universidade de Columbia em Manhattan, EUA. Ele é um especialista em demonologia e narrativa religiosa judaico-cristã. Mas diz que o seu verdadeiro ganha pão é o texto cujo estudo crítico, é "Paraíso Perdido", de John Milton. Que cita anjos caídos, a tentação da serpente, Adão e Eva, pecado original. Um poema épico do século XVII que reconta eventos bíblicos.

Mas David se auto intitula como um Ateu estudioso da Bíblia. Um especialista em demônios, que acredita que o mal é uma invenção humana. Ele diz ter passado a sua carreira dando aulas sobre coisas nas quais ele não acredita.

"A mente é onde eles habitam, e nela podemos fazer do próprio inferno um paraíso, do paraíso um inferno." (John Milton)

David é casado mas não convive bem com a esposa Diane a tempos, mas não se importa muito com isso, por considerar o seu bem mais precioso na vida, ser a sua amada filha, Tess. Principalmente por ter descoberto que a sua mulher, a um ano jogou os seus votos matrimoniais pela janela, com Will Junger, um cara que como David mesmo diz, é um idiota, presunçoso da Física, afetado adepto da Teoria das Cordas



David mantém um relacionamento muito especial com Elaine O'Brien, que é uma professora no Departamento de Psicologia. Mas nada demais, acontece entre eles. Na verdade eles tem uma amizade assexuada e compartilham drinques no final de expediente.



E em um dia esquisito, ele recebe uma visita em seu escritório de uma mulher, que ele mais tarde apelida, de "mulher magra", que lhe diz estar trazendo um convite para ele, que não precisa de respostas. David, mesmo assim, a principio o recusa, indagando o por que de ter que ser ele, já que há muitos outros professores de inglês, por aí. E a mulher responde que há poucos demonologistas. Mesmo ele não se considerando assim. O que ela refuta com um sorriso irônico.

Ao passar dos dias, em um momento de tensão entre ele e a sua esposa, ele se deixa levar pelo impulso de usar aquela viagem do convite estranho, para tirar a filha daquele clima de brigas e uma forma de passar dias mais felizes ao lado dela. E eles embarcam para a cidade de Veneza, na Itália.

Dentro do avião, ele se depara com um homem, que de início ele o acha um pessoa comum, mas que ao lhe deixar claro seu ponto de vista sobre Veneza, David fica meio ressabiado e apreensivo quando a segurança de sua filha.


"Tudo em Veneza é roubado. As pedras, as relíquias, os ícones, as cruzes de ouro em todas as igrejas. Tudo isso vem de outros lugares. Porque não há nada lá. Nenhuma floresta, nenhuma pedreira, nenhuma fazenda. É uma cidade que afronta Deus, construída sobre o orgulho dos homens. E ainda em cima da água! Poderia tal ato de magia agradar ao Pai celestial?" Essa observação pareceu o excitar. 


Ao chegarem ao hotel, David se encanta com a alegria de Tess, e o seu deslumbramento com a beleza daquela cidade. 

E quando o dia marcado no convite chega, ele se dirige ao local indicado. Verificando depois, ficar bem distante de tudo e em uma casa bem discreta. Ele é  recebido por um senhor que já sabia o seu nome e não tinha nenhum senso de humor. E o que o professor esta prestes a presenciar é algo que ele nunca esperou vivenciar um dia e que realmente pudesse ser real. E tudo o que ocorre com ele naquela situação, o deixa apavorado e o joga na jornada mais dolorosa possível que um pai poderia passar, o de ter que encontrar a sua querida filha, desaparecida. Sim, Tess, de uma forma inacreditável se ausenta de sua vida.


"A tristeza tem uma cor. É turquesa."






Sua consciência passa a não deixá-lo mais em paz, contestando os seus princípios, suas crenças, descrenças e tudo o que ele já experienciou até aqui através do seu trabalho como demonologista.

Toda a descoberta sobre a existência de um sobrenatural, que David até então desdenhava é um dos principais motivos de tudo isso ter acontecido em sua vida.

Durante toda essa história, ele narra passagens bíblicas e o poema de Milton, "Paraíso Perdido". O leitor passa a conhecer diversas partes desse poema e do significado a respeito de céu e inferno.


David passa seus dias indo atras de pistas e sinais de onde Tess possa estar, ao mesmo tempo, que ele lida com a segunda infelicidade em sua vida, que é a descoberta de que a sua amiga Elaine, está com câncer. Mas mesmo assim, ela não o deixa na mão e o ajuda até quando pode a ir nessa busca por sua filha.

E entre hotéis e lanchonetes de beira de estrada, eles viajam de carro fugindo de um perseguidor. E a busca por Tess, é o combustível que mantém a sanidade de David ainda intacta.

No desfecho dessa história, muitos leitores podem ter tido a sensação de que o final fica em aberto. Mas ao meu ver, acho que David consegue encaixar a última peça desse macabro quebra-cabeças, com uma ajudinha celestial


O livro Demonologista, tem toda uma pegada literária ligada à filosofia. A escrita do autor Andrew Pyper, na minha opinião, é de um rico vocabulário, não usual no dia a dia e por isso mesmo de difícil entendimento se a leitura não for de uma forma bem atenta. Cada detalhe dentro dessa narrativa é importante para todo o contexto da história contada por ele.

*Por eu amar literatura, clássica, grega, filosofia e por aí vai, para mim, foi bem satisfatória essa leitura. Por que li respeitando cada capítulo. Sendo uma amante das palavras eu recomendo o Demonologista, para pessoas que tenham a mente aberta para que a sua crítica interna, não atrapalhe o seu entretenimento.

Eu senti medo? Sim, porque a carteirinha de cagona, anda comigo. Mas não é nada de tão assustador que não nos deixe dormir a noite.

Cof, cof! Mais ou menos!

Na minha visão de leitora, os livros da editora DarkSide, tem edições maravilhosas, com conteúdos riquíssimos. Mas para quem realmente gosta de ler. Ama ler. Ama letras. Ama literatura. E ter a oportunidade de absorver todo o seu conteúdo.

Bom, esse foi o meu ponto de vista, sobre essa leitura de Halloween. 

Buuu!!! rs

*Assita ao vídeo dessa resenha no Canal do Milk! Se ainda não segue dá uma passadinha por lá para conhecer e já se inscreve para conhecer mais livros. 




Um beijo, obrigada por sua visita e tchau! ; )


Redes Sociais

Twitter Facebook Google Plus RSS Feed Email Pinterest

Milk no Google +

Milk no YouTube

Siga o Milk!

Milk no Instagram!

Milk no Facebook!

Seguindo o Milk!

Milk no WeHeartIt

Milk no Twitter!

Postagem em destaque

Pesquisa de Público

Olá!  Responda nossa pesquisa de público. Quero te conhecer! É rápido e fácil! Obrigada!  Beijinhos!  Lu ; ) Loadin...

Visualizações de página do mês passado

Minha estante no Skoob

Copyright © Milk Shake de Palavras da Lu | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com